• Walfrido Oliveira

Como o Facebook criou uma linguagem universal Open Source para a Web

O código que roda na Web é um aglomerado de linguagens de programação e tecnologias. JavaScript, uma das linguagens mais populares na Web, é normalmente utilizada para rodar scripts em um navegador, como o Chrome por exemplo. No entanto, o lado do servidor é um ambiente bem mais diverso. Onde a linguagem Java, que nada compartilha da linguagem JavaScript, apenas o nome, continua com sua popularidade, bem como PHP, Pyton e Ruby. Aplicativos para celulares também possuem suas linguagens preferidas, como linguagens como Kotlin para apps em Android e Swift para iOS.


Essa diversidade de linguagens acarretou em uma necessidade de uma linguagem universal, que aplicações possam comunicar com outras aplicações independentemente de qual linguagem ela foi criada. Por exemplo, uma versão de uma aplicativo de viagens poderia obter informações de horário de voo ou realizar mudanças em um servidor rodando em um software escrito em um linguagem de programação diferente.


Historicamente essa linguagem foi algumas vezes chamada de REST, uma simples abordagem, mas às vezes brusca, que realiza compartilhamento de informações entre aplicações. No entanto, uma alternativa mais flexível chamada GraphQL, desenvolvida pelo Facebook, está se espalhando rapidamente e está conquistando empresas como GitHub a Audi.


A linguagem GraphQL é fortemente inspirada em outra linguagem chamada FQL, que por sua vez foi baseada em SQL, uma linguagem bem estabelecida em servidores em softwares de banco de dados, como Oracle, Microsoft, e entre outros. Isso torna a sintaxe da GraphQL familiar para muitos desenvolvedores.


GraphQL teve um crescimentos explosivo entre os desenvolvedores de JavaScript nos últimos dois anos, de acordo com os dados coletados pelo NPM.




6 visualizações

Soft  

   UPLink

(11) 5925-2298

(11) 97011-3099

orcamento@softuplink.com.br

CNPJ 30.020.109/0001-51

  • Facebook | SoftUPLink
  • Linkedin | SoftUPLink
  • Google+ | SoftUPLink

Av Paulista, 807 - Conj. 2315, Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-100

© 2020 por Soft UPLink.