• Walfrido Oliveira

WordPress por que usamos?


Uma pergunta que recentemente me deparei foi está do título: por que usamos o WordPress nos nossos projetos? E com essa pergunta em mente resolvi escrever esse artigo. Mas antes de respondê-lo a está pergunta, precisamos responder outra que talvez vocês não saibam: O que seria WordPress?!!

Você que lê esse artigo que não faz a mais remota ideia do que se trata o assunto, lhe trago um breve resumo do que é essa tecnologia.

WordPress trata-se de um projeto Open Source, ou seja, de código aberto, codificado em PHP, que é utilizada para a criação de uma infinidade de sites. Estimasse que cerca de 35% dos web sites sejam criados utilizando WordPress. Muitos podem dizer que WordPress destina-se apenas a criação de blogs, isso poderia ser verdade logo no seu início a muitos, muitos anos atrás, mas hoje em dia ele possui uma poderosa e flexível ferramenta de criação de sites. Hoje em dia você pode criar desde um simples blog até um poderoso e-commerce! Muito bom não?


Dito isso, por que usamos o WordPress em nossos projetos? Podemos considerar o custo como algo inicial. WordPress é um software free, e como tal não cobrasse nada por ele. Sim! Você pode ir em wordpress.org e baixa-lo gratuitamente sem maiores preocupações. Inclusive lá mesmo possui uma vasta documentação que pode ser lida e lhe auxiliar nas partes de desenvolvimentos se assim desejar. Lá também é disponibilizada uma vasta gama de plugins e temas gratuitos que podem ser baixados e inclusos no seu projeto de forma muito simples. No entanto, obviamente que possui a categoria dos plugins pagos, bem como os temas, porém se colocamos na balança o custo benefício, ainda premasse algo muito bom de se trabalhar.

WordPress possui um sistema de temas e plugins que auxiliam no desenvolvimento do seu website. E essa combinação pode leva-lo a uma variedade infinita de possibilidades. Sem a necessidade de conhecimentos técnicos é possível personalizar seu tema de forma a suprir sua necessidade.

O WordPress é muito fácil de se gerenciar. Exatamente isso, não é necessário muito conhecimento para que você customizar, atualizar etc. Além disso, ele possui um sistema de avisos que lhe informará das mais diversas situações que ocorrem, desde a atualização de um plugin ou até mesmo do próprio WordPress.


A comunidade WordPress o desenvolve com o intuito de mantê-lo seguro. Muitos podem considero inseguro. Mas vale ressaltar que nada de vale um sistema seguro se os usuários se comportam de forma inseguro. Colocar seu username como admin e uma senha 123456 vai por terra qualquer sistema de segurança ultrassofisticado.

8 visualizações

Soft  

   UPLink

(11) 5925-2298

(11) 97011-3099

orcamento@softuplink.com.br

CNPJ 30.020.109/0001-51

  • Facebook | SoftUPLink
  • Linkedin | SoftUPLink
  • Google+ | SoftUPLink

Av Paulista, 807 - Conj. 2315, Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-100

© 2020 por Soft UPLink.